segunda-feira, 20 de agosto de 2007

Tecnologia: Desafios à prática educativa



A prática educativa vem se deparando com inúmeros desafios, dos quais a modernidade e a inovação têm se apresentado como ponto de partida para a busca de propostas que dinamizem o processo ensino aprendizagem. Nesse sentido o papel do professor face ao atual processo educacional torna-se cada vez mais desafiador por conta da abrangência e responsabilidade social proposta pelo próprio sistema. Pois se trata de dar conta de conteúdos complexos, e de atender às exigências curriculares que nem sempre correspondem à realidade da comunidade escolar.
Essa discussão foi realizada durante o nosso módulo; uma boa parte dos colegas são educadores e essa realidade é bem próxima das nossas escolas públicas do interior da Bahia. Os professores trabalham em escolas em sua maioria desprovidas de recursos didáticos e tecnológicos, contam com o tradicional quadro e giz. Outras escolas quando tem laboratórios nem sempre funcionam regularmente; os alunos não têm acesso ou quando tem é restrito, devido a falta de recursos financeiros para a manutenção dos mesmos, ou ao menos é a desculpa que tenta justificar a não utilização dos recursos tecnológicos disponíveis. Face ao crescente número de lan hause particulares e infocentros que são disponibilizados a comunidade através de programas federais fica cada dia mais desafiador ao professor permanecer ministrando aulas tradicionais sem a utilização de recursos tecnológicos nas escolas, principalmente computadores com internet.
O exemplo dos tabuleiros digitais na UFBA mencionado pela professora Bonilla e anteriormente pelo professor Roberto Sidney é uma ação interessante que possibilita o acesso ao computador (internet, jogos, bate papo ..., enfim a inclusão digital) aos jovens que não pertencem a comunidade acadêmica. Esse exemplo é uma motivação para as instituições de ensino fundamental e médio, em particular as do interior da Bahia que não podem perder de vista os bons resultados obtidos na UFBA para se fortalecer e se inspirar na construção de uma nova prática educativa. Para tanto, torna-se necessário uma política interna nas escolas: elaboração do PDE, campanhas, concursos para viabilizar recursos das políticas governamentais que são da educação, mas sabemos que demoram a ser distribuídos e nem sempre são suficientes para os fins aos quais se destinam.
Ao desejarmos uma prática educativa diferenciada é necessário investimento e melhorias em todo o sistema educacional. Acredito que partindo dessa premissa, o professor mesmo consciente de todos os pesares da educação no Brasil, poderá construir uma nova mentalidade, sobretudo no saber dialogar, saber compreender os anseios das novas gerações diante da crescente presença tecnológica que é uma realidade e necessita ser compreendida, utilizada e aplicada para o crescimento e autonomia da sociedade.

Um comentário:

Anônimo disse...

Concordo que para que aconteça uma educação de qualidade faz-se necessário investimentos nas escolas , principalmente no que diz respeito a tecnologia cada vez mais evidente no cotidiano. Porém existem ainda professores carentes no assunto uma vez que não estão capacitados a utilizar esses recursos e muitas vezes não dispõe dos mesmos. É necessário investir no professor através de capacitações para que estes aprendam como utilizar da melhor maneira esses recursos e assim sintam-se mais motivados a contribuir para uma educação inovadora.